quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Etiqueta à mesa

    

   Pode parecer antigo, tudo relacionado a esse blog é vintage, mas eu particularmente acho muito válido você saber se portar em todos os ambientes, portanto, fui colhendo de alguns endereços da web dicas de etiqueta a mesa (você pode encontrar os links abaixo), aproveitem, educação nunca é demais e nunca é fora de moda. 

   As normas de etiqueta à mesa surgiram na antiga França, onde até hoje é considerada como sinônimo de requinte e refinamento.
Regras de etiquetas não são coisas do passado. Ao contário, a falta delas em determinadas ocasiões pode comprometer a imagem para sempre. E acredite, elas não existem por acaso! Por mais que pareçam complicadas, foram criadas para facilitar a vida e a convivência entre as pessoas. Por isso, conhecê-las é melhor maneira para não se sentir estranho no ninho diante de uma mesa arrumada detalhadamente com pratos, talheres e copos, por exemplo.
   As normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar, o que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido. Talheres, pratos e copos sempre estarão dispostos à mesa de acordo com o cardápio que você preparou. E a pontualidade é o primeiro sinal de elegância por parte dos convidados, embora muitos pensem o contrário. O máximo de atraso permitido é de 15 minutos para um jantar com horário marcado.
   Não é necessário passar por um vexame para aprender como evitá-lo. Para não cometer gafes à mesa é preciso que as pessoas realmente interessadas procurem conhecer algumas regras básicas e, assim, evitar erros como segurar os talheres de maneira errada (o que é percebido de imediato pelas outras pessoas), encher com comida ainda na boca, comer rápido demais.

Dicas para organizar a mesa


Copos
- Eles ficam alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados.
- O primeiro, médio, é para vinho branco.
- O segundo, um pouco maior, para vinho tinto.
- O terceiro, e maior de todos, para água.
- Em ocasiões formais haverá uma taça fina e alta, para champanhe.

Talheres
- São colocados ao lado do prato e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato. 

e durante o jantar ?

As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).

1. Maneire na bebida
É desagradável passar dos limites, né?

2. Preste atenção na postura
Apoiar os cotovelos na mesa dá a impressão de desleixo.

3. Espere para comer
Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido.

4. Ao se servir 
Depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.  Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc. Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

5. Abra o guardanapo de pano no colo
Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato. Guardanapos de papel permanecem na mesa mesmo. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

6. Antes de beber qualquer coisa 
Engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

7. Acerte nos talheres
Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato (e com a lâmina voltada para dentro).

8. Ao servir o convidado
A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for à francesa ele mesmo se serve). Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo. Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.

9. Não enfie a cara na comida
Ela deve ser levada à boca e não o contrário. Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

10. Dobre as folhas da salada
 Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.

11. Jogue os caroços no cinzeiro
A regra serve para azeitonas servidas como aperitivo. Quando elas fizerem parte da comida, use o garfo e coloque o caroço no canto do prato.

12. Segure o frango com guardanapo
Se ele for servido à mesa, e não como aperitivo, retire as lascas de carne com o garfo.

13. Enrole o macarrão
"Para prevenir garfadas grandes demais, pegue os fios que estiverem na ponta do prato. E se sobrar algum fora da boca, corte-o com o dente, de forma natural, deixando-o cairde volta no prato", explica o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

14. Lembre
Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.  

15. Peça ajuda
Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

16. Jamais faça barulho com a sopa
Assoprar a colher também pega mal. Comece a tomar pelas bordas, onde a comida esfria mais rápido.

17. Parta o pão com as mãos
E nada de mergulhá-lo na sopa ou no molho.

18. Não babe no garfinho do fondue
"Deposite o cubinho de carne ou o pão com queijo derretido no seu prato e use um garfo de sobremesa para levá-lo à boca", diz Fabio.

19. Corte melão, mamão e melancia com faca
 E separe a fruta da casca aos poucos.

20. Arrume os talheres no prato
Quando terminar de comer, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita, ligeiramente inclinados para baixo.

21. Dispense o palitinho
Além de falta de educação, o hábito pode machucar a gengiva.

22. Para retirar da mesa
Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.

23. Ao terminar a refeição 
o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.



Fontes:
Imagem (facebook)
M de mulher
Bem simples
Ideal dicas

Quer saber mais e estudar mais ?
Portal educação
Cursos Uol
Etiqueta Social


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário